quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Reflexões sobre a Kukuana

Reflexões sobre a Kukuana 

A transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação por que devem passar os seres humanos.
O milho de pipoca não é o que deve ser. Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro.
O milho somos nós: duros, quebra-dentes, impróprios para comer.
Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo.
Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente.
As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo.
Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira.
São pessoas de uma mesmice, uma dureza assombrosas. Só elas não percebem.
Acham que o seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.
Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos - Dor.
Pode ser o fogo de fora: perder um amor, um filho, um amigo ou o emprego.
Pode ser o fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão, doenças e sofrimentos cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do remédio, uma maneira de apagar o fogo.
Sem fogo, o sofrimento diminui. E com isso a possibilidade da grande transformação.
Imagino que a pipoca dentro da panela, ficando cada vez mais quente, pensa que a sua hora chegou: vai morrer.
Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não consegue imaginar destino diferente.
Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz.
Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: BUM!
E ela aparece completamente diferente, como nunca havia sonhado.
Iperuá é o milho que se recusa a estourar. São aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar.
Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem.
A sua presunção e o medo são a dura casca que não estoura. O destino delas é triste.
Ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca e macia. Não vão dar alegria para ninguém.
Terminado o estouro alegre da pipoca, no fundo da panela ficam os iperuás que não servem para nada.
Seu destino é o lixo.
E você, o que é?
Uma pipoca estourada ou um iperuá?

(Rubem Braga)



CANTIGA PARA KAVUNGO E KAFUNDEJI
(Cantada desta forma pelo ancestre Rufino do Beiru Do Bengê de Massanganga do Kariolé, Mariquinha Lembá, Ngola djanga, Goméia e etc)

Iperuá, Iperuá yayá
Iperuá Kibuko okê malembê
Iperuá Mam'etu, Iperuá Tat'etu
Iperuá Kibuko okê malembê!

Onde: Iperuá seria o milho de pipoca ,
Kibuko Sorte e
Malembe (Pedido de:Segredo, Defesa, Licença, Socorro, Permissão) aos Mukixi ou Inkices Kaviungo e Kafundeji para se transformarem de iperuá (milho duro) em flores brancas e macias (pipoca)símbolo de vitória,cura, sorte e felicidade

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